O punk é o primeiro movimento musical que não começou nos palcos, nem nos estúdios ou nas ruas, mas em uma loja de roupas de Londres, quando o empresário Malcolm McLaren e a estilista Vivienne Westwood criaram um novo estilo radical de moda e atitude que precisava de uma trilha sonora. E para vender as roupas sensacionais de Vivienne, o espertíssimo McLaren criou o Sex Pistols.
Com três acordes e músicas curtas e grossas em ritmo rapidíssimo, o punk explodia em Londres, enquanto, nos Estados Unidos, os Ramones entravam com o pé na porta em seu primeiro disco.O sucesso foi fulminante, mas o punk saiu de moda mais rápido do que suas músicas de um minuto. Logo o Sex Pistols e o Clash eram desprezados como caretas e comerciais pelos anarcopunks, como os Dead Kennedys, e surgia o hardcore, o punk casca grossa.
A maior contribuição do som sujo, visceral e contundente do punk foi a criação da escola do faça-você-mesmo, como a melhor forma dos rebeldes, libertários e anarquistas expressarem suas ideias musicalmente, mesmo sem saber cantar ou tocar. E o punk vai continuar vivo e gritando, pelo menos enquanto o nosso mundo real continuar tão punk.
Uma das coisas que mais chama atenção nos punk são o estilo de vida vida que tem Como uma das Coisas Mais importante a rebeldia! e o jeito como se veste!