quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Querem os Anarquistas!
A análise de um texto de uma obra de Leuenroth Anarquismo: Roteiro de libertação social, exibe os princípios gerais do anarquismo.
1°- Abolição da propriedade (capitalista ou estatal) da terra, das matérias-primas e dos instrumentos de trabalho, para que todos assegurados os meios de produzir e de viver, sejam verdadeiramente independentes e possam associar-se livremente uns com os outros, no interesse comum e de conformidade com as afinidades e simpatias pessoais.
2°- Abolição do estado e de qualquer poder que faça leis para impô-las aos outros; portanto, abolição de todos órgãos governamentais e todos os elementos que lhe são próprios, bem e de conformidade com as afinidades e simpatias pessoais.
3°- Organização da vida social iniciativa das associações livres e da livres federações de produtos e consumidores, criados e modificadas e vontade de seus componentes guiados pela ciência e pela experiência e libertos de toda obrigação que não se origine da necessidade natural, à qual todos de bom grado se submeterão quando lhe reconheçam o caráter inelutável.
4°- A todos serão garantidos os meios de vida, de desenvolvimento, de bem-estar, particularmente às crianças e a todos que sejam incapazes de prover à própria subsistência.
5°- Guerra a todos os preconceitos religiosos e a todas a mentiras, mesmo que se ocultem sob o manto da ciência. Instrução completa para todos, até aos graus mais elevados.
6°- Guerra às rivalidades e aos prejuízos patrióticos. Abolição das fronteiras, confraternização de todos os povos.
7°- Libertação da família do todas as peias, de tal modo que ela resulte da prática do amor, livre de toda influencia estatal ou religiosa e da opressão econômica ou física. (LEUENROTH, 1963, p. 25-27)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário